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@MastersThesis{Machado:2014:EsPrGa,
               author = "Machado, S{\'e}rgio Roberto Ferreira",
                title = "Estudo de um processo de garantia da confiabilidade de sistemas 
                         eletr{\^o}nicos embarcados a single event upsets causados por 
                         part{\'{\i}}culas ionizantes",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2014",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2014-05-14",
             keywords = "efeitos de radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes, SEU - Single Event 
                         Upset, sistemas tolerantes {\`a} falha, Engenharia de Sistemas, 
                         Ionizing radiations effects, SEU - Single Event Upset, fault 
                         tolerant systems, Systems Engineering.",
             abstract = "Os sistemas aeroespaciais est{\~a}o se tornando cada vez mais 
                         complexos e/ou altamente integrados, conforme definido pela ARP 
                         4754A, fazendo uso extensivo de microeletr{\^o}nica e 
                         mem{\'o}rias digitais que, por sua vez, operam em 
                         freq{\"u}{\^e}ncias cada vez mais altas e tens{\~o}es cada vez 
                         menores. Al{\'e}m disso, as aeronaves est{\~a}o voando a 
                         altitudes cada vez maiores e em rotas polares com 
                         freq{\"u}{\^e}ncias cada vez maiores. Tais fatores aumentam a 
                         probabilidade de ocorr{\^e}ncia de efeitos prejudiciais causados 
                         por part{\'{\i}}culas e radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes gerando 
                         efeitos do tipo \emph{Single Event Upsets} - SEUs sobre os seus 
                         sistemas eletr{\^o}nicos embarcados. Estes devem ser projetados 
                         de forma a serem robustos aos SEUs baseando-se em crit{\'e}rios 
                         como confiabilidade, disponibilidade e criticalidade. A presente 
                         disserta{\c{c}}{\~a}o apresenta uma proposta de 
                         recomenda{\c{c}}{\~o}es para garantia da robustez de sistemas 
                         eletr{\^o}nicos embarcados aeroespaciais a SEUs causados por 
                         part{\'{\i}}culas e radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes. A proposta 
                         visa auxiliar o setor aeroespacial (especialmente, o INPE e a 
                         ANAC) na captura e estrutura{\c{c}}{\~a}o das principais 
                         considera{\c{c}}{\~o}es para o desenvolvimento e 
                         especifica{\c{c}}{\~a}o de sistemas aeroespaciais robustos a 
                         falhas causadas pelo ambiente de part{\'{\i}}culas e 
                         radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes. Para isto, o trabalho: 1) faz 
                         uma revis{\~a}o bibliogr{\'a}fica dos principais conceitos 
                         envolvidos no problema da ocorr{\^e}ncia de SEUs em sistemas 
                         eletr{\^o}nicos embarcados aeroespaciais; 2) estuda os aspectos 
                         ligados {\`a} garantia de robustez {\`a} SEUs causados por 
                         radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes em sistemas aeroespaciais; 3) 
                         estuda algumas das normas e recomenda{\c{c}}{\~o}es mais 
                         utilizadas pela ind{\'u}stria espacial (normas da ESA e NASA) e 
                         aeron{\'a}utica (normas da SAE, RTCA, etc.) ligadas aos processo 
                         de garantia de robustez {\`a} part{\'{\i}}culas e 
                         radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes; 4) discute as normas ESA, NASA, 
                         SAE, IEC, RTCA, etc. e recomenda{\c{c}}{\~o}es para garantia de 
                         robustez a SEU em sistemas eletr{\^o}nicos embarcados 
                         aeroespaciais; 5) prop{\~o}e recomenda{\c{c}}{\~o}es para 
                         garantia de robustez de sistemas eletr{\^o}nicos embarcados a 
                         SEUs causados por part{\'{\i}}culas e radia{\c{c}}{\~o}es 
                         ionizantes (a grande experi{\^e}ncia do setor espacial em lidar 
                         com o fen{\^o}meno SEU contribuiu para a defini{\c{c}}{\~a}o de 
                         recomenda{\c{c}}{\~o}es para sistemas aeron{\'a}uticos); 6) 
                         aplica estas recomenda{\c{c}}{\~o}es a casos de estudo da 
                         literatura. Os resultados destas aplica{\c{c}}{\~o}es sugerem 
                         que as recomenda{\c{c}}{\~o}es propostas s{\~a}o adequadas para 
                         a utiliza{\c{c}}{\~a}o no setor aeroespacial (especialmente no 
                         INPE e na ANAC). O detalhamento de um processo de garantia de 
                         robustez a SEUs e a extens{\~a}o das recomenda{\c{c}}{\~o}es 
                         para garantia de robustez a outros efeitos de part{\'{\i}}culas 
                         e radia{\c{c}}{\~o}es ionizantes s{\~a}o sugest{\~o}es para 
                         trabalhos futuros. ABSTRACT: The aerospace electronic systems are 
                         getting more complex and/or highly integrated, as defined by ARP 
                         4754A, making extensive use of microelectronics and digital 
                         memories which, in turn, operate in higher frequencies and lower 
                         voltages. In addition, the aircraft are flying in higher 
                         altitudes, and polar routes are getting more frequent. These 
                         factors raise the probability of occurrence of hazardous effects 
                         caused by ionizing radiation like the Single Event Upsets - SEUs 
                         in their embedded electronic systems. These must be designed in a 
                         way to be robust to Single Event Upsets, based upon criteria such 
                         as reliability, availability and criticality. This dissertation 
                         presents a proposal of guidelines for the assurance of the 
                         robustness of aerospace embedded electronic systems to SEUs caused 
                         by ionizing particles and radiations. The proposal aims to assist 
                         the aerospace sector (especially INPE and ANAC) in capturing and 
                         structuring of the main considerations for the development and 
                         specification of aerospace systems robust to failures caused by 
                         the ionizing particles and radiations environment. To accomplish 
                         this objective, this work: 1) performs a bibliographic review of 
                         the main concepts related to the issue of SEUs occurrence in 
                         aerospace embedded electronic systems; 2) studies the aspects 
                         related to the assurance of robustness to SEUs caused by ionizing 
                         particles and radiations in aerospace systems; 3) studies some of 
                         the main standards and guidelines from the space (ESA and NASA 
                         standards) and aeronautics (SAE, RTCA, etc. standards) industry, 
                         related to the issue considered in this work; 4) discuss the 
                         standards from ESA, NASA, SAE, RTCA, etc. and guidelines to 
                         assurance the robustness of aerospace embedded electronic systems 
                         to SEUs caused by ionizing particles and radiations; 5) proposes 
                         guidelines to assure the robustness of embedded electronic systems 
                         to SEUs caused by ionizing particles and radiations (the great 
                         background of the space sector in dealing with the phenomena 
                         contributed to the definition of the guidelines for the 
                         aeronautics systems); 6) applies the guidelines to case studies of 
                         the literature. The results of this application suggest that the 
                         proposed guidelines are adequate to be used in the aerospace 
                         sector (especially at INPE and ANAC). The detailing of a process 
                         of assurance of robustness to SEUs and the extension of the 
                         guidelines to assure the robustness to other ionizing particles 
                         and radiation effects are suggestions to future works.",
            committee = "Santos, Walter Abrah{\~a}o dos (presidente) and Souza, Marcelo 
                         Lopes de Oliveira e (orientador) and Milani, Paulo Gi{\'a}como 
                         and Manea, Silvio and Federico, Claudio Antonio",
         englishtitle = "Study of an assurance process of reliability of embedded 
                         electronic systems to single event upsets caused by ionizing 
                         particles",
             language = "pt",
                pages = "220",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3FRBRB2",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3FRBRB2",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "02 maio 2024"
}


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